Terceiro erro: Deixar o medo de errar te parar
Não sei se aluguei um apartamento na sua cabeça com a carta de ontem, mas de verdade? Espero que sim 😊
Você entendeu que precisa pensar fora da caixa. Você QUER experimentar novos caminhos. Você quer saber como é a medicina nos EUA ou em outros países. Porem, logo de cara já encontramos a próxima barreira: o MEDO.
E se não der certo?
E se eu não for bom o suficiente?
E se eu não conseguir me comunicar?
E se eu não conseguir morar sozinho em um lugar que fale outra lingua?
E se eu falhar?
A primeira reação pode ser pensar: “Melhor deixar isso para lá…”
Mas eu digo: NÃÃÃÃO!
O medo tem uma maneira sutil de nos convencer de que o caminho mais seguro é ficar onde estamos. E, muitas vezes, isso parece a escolha mais lógica. Eu entendo o medo – passei por ele inúmeras vezes. E te digo uma coisa: ele vai fazer parte do processo em todas as etapas quando você escolhe subir ao topo.
Mas o medo não precisa ser um obstáculo intransponível. Ele pode ser o impulso que te faz crescer e descobrir o que realmente quer. Criar o ambiente certo, escolher o momento certo e tomar decisões assertivas dependem de você. Enfrentar o medo de tentar algo novo é o primeiro passo.
Por que não experimentar um estágio internacional? Conhecer novas culturas, outras formas de exercer a medicina e ganhar uma nova perspectiva podem ser transformadores. É uma chance de ver o mundo além da sua zona de conforto e perceber que, sim, você é capaz. Preocupado com a adaptação? Saiba que muitos já passaram por essa situação. E, apesar dos desafios, saíram dela mais fortes, mais confiantes e com a certeza de que o esforço valeu a pena.
Meu conselho de hoje: dê um passo adiante. Experimente um estágio internacional e veja o que está acontecendo no mundo antes de se comprometer totalmente a uma carreira “tradicional”.
Como disse H. Jackson Brown Jr:
“Daqui a vinte anos, você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez”.
Amanhã tem mais!
Abraços,
Letícia Pretti