Como ferramentas de Inteligência Artificial (IA) podem ajudar médicos e estudantes de medicina?
Em um mundo de tecnologias que avançam e são atualizadas constantemente, o médico (cuja lista de prioridades inclui revisar anatomia, rever a posologia daquela medicação específica, selecionar os artigos científicos para estudar tais assuntos e ainda discutir o caso complexo que atendeu naquele dia – além de viver…) pode acabar deixando novas ferramentas no fundo da lista de tarefas.
Se você ainda pensar em adicionar pesquisa científica nessa equação… Acabou a pequena chance de conseguir subir a Inteligência Artificial nessa lista. Conhecer novas ferramentas, aprender a usá-las e incorporar no dia a dia pode ser mais um desafio entre as demandas da rotina de quem está ligado à medicina.
Principalmente para aqueles que pretendem se manter atualizados, com conhecimento embasado cientificamente e respaldo científico.
“Que bom seria se houvesse uma ferramenta que ajudasse a organizar monitorar e compreender a literatura de pesquisa mais recente e as evidências clínicas relevantes sobre o tema que você decidiu focar naquele dia…”
E existe. A OpenEvidence é uma plataforma incrível que veio para facilitar e otimizar a vida do profissional de saúde. De acordo com o próprio site deles:
“A OpenEvidence é o que sempre imaginávamos quando falávamos que alguém finalmente resolveria a pesquisa médica.
A sobrecarga de informações é um desafio extremo na medicina.
A quantidade de pesquisas médicas publicadas anualmente está dobrando a cada 5 anos. Essa taxa de mudança torna quase impossível para os médicos, pesquisadores médicos e profissionais de saúde do mundo monitorar e compreender toda a literatura de pesquisa mais recente e as evidências clínicas relevantes para seu trabalho.
Para domar a quantidade de informações médicas, criamos a OpenEvidence para agregar, sintetizar e visualizar evidências clinicamente relevantes em formatos compreensíveis e acessíveis que podem ser usados para tomar decisões baseadas em evidências e melhorar os resultados dos pacientes.”
Imagine ter acesso a uma ferramenta que otimiza o seu tempo de pesquisa e compila evidências científicas relevantes para você estudar e consultar? Só quem pesquisa ou quem se preocupa em se manter atualizado sabe como essa solução é realmente eficiente.
Se você não conhecia essa ferramenta ainda, deixo o convite para você testar e, quem sabe, também incorporar essa Inteligência Artificial no seu dia a dia.
Porque o seu tempo vale muito, mas a vida dos seus pacientes vale mais.
Site oficial: https://www.openevidence.com/
Gostou dessa carta? Deixe um comentário para sabermos!
Até a próxima!