Residência médica nos EUA: no dia 17 de março recebi a noticia tão sonhada e que me parecia tão impossível por ter red flag: “Congratulations, you have matched”.
Lembro-me da sensação enorme de alívio ao dar match, pois aquela frase inicialmente para mim era algo que nunca teria e, para vocês entenderem o porquê, preciso contar a história desde o inicio.
Tudo começou em 2021 quando fiz meu Step 1. Após meses de estudo intenso e de muita dedicação, estava com ótimas notas nos self assessments, no free 120 e boa porcentagem no UWorld, então eu finalmente fui fazer a prova. Eu estava muito exausta naquele dia, estressada e ansiosa com o diagnóstico de câncer do meu pai, mas tanto tempo de preparo e estudo iriam superar todos esses sentimentos, né? Bem, 3 semanas depois veio o susto e uma das maiores decepções que tive: recebi o tão temido FAIL. Contar que fiquei arrasada e com a sensação de que meu sonho foi destruído é dizer pouco. Tirei alguns meses para focar e cuidar do meu pai e vendo a sua doença em estágio terminal, percebi que esse sonho de ser medica nos EUA não poderia ser esquecido, pois sempre teria aquele sentimento: e se eu tivesse continuado? Então, retornei aos estudos e mesmo após ter algumas pessoas dizendo que não conseguiria dar match com o fail e que o melhor seria desistir, eu decidi tentar mesmo assim. E após 2 meses de estudo, no final de 2022 fiz o STEP 1 novamente e tive o PASS. Achei que tudo estava indo para o caminho certo, mas em Janeiro de 2023 o meu pai faleceu. Esse sentimento de perda me fez na verdade ter mais forças para continuar nos estudos para realizar o nosso sonho de eu ser medica nos EUA e então, em abril fiz meu STEP 2 CK e em maio fui para o meu primeiro observership nos EUA que me proporcionou 1 letter of recommendation. Mesmo sabendo que minhas chances de match eram mínimas, pois tinha somente 1 LoR americana, entrei na mentoria com a Leticia e Stefan e usei todas as suas dicas para tentar o match. Nessa season de 2024, recebi somente 2 IVs mas me preparei o máximo que pude. Infelizmente, quando recebi o resultado do match em março de 2024, o email que recebi foi: “We are sorry, you did not match to any position.” Novamente uma decepção com o USMLE, mas não podia deixar aquilo me abalar e continuei correndo atrás do MATCH.
Em 2024 entrei novamente na mentoria com a Let e o Stef e decidimos novas estratégias para melhorar meu currículo. Realizei um novo observer na University of Texas em Houston e consegui 2 LoRs muito fortes e também conheci pessoas que me “abraçaram” e me ajudaram muito. Apliquei novamente para o match, só que de uma forma mais broadly, para menos programas, porém para mais lugares comunitários. Utilizei de toda a ajuda do Stefan e da Thais, ficando muito mais preparada para as entrevistas e com um personal statement muito mais personalizado. Com todas as mudanças que fizemos, consegui receber 9 entrevistas, sendo de lugares comunitários, university affiliated e 1 universitário. Coloquei a Univeristy of Texas como minha primeira opção, mas tinha certeza que nunca conseguiria lá, afinal, eles quase não chamavam IMGs e eu tinha meu fail, então possivelmente não conseguiria ir para um programa universitário. Mas no dia 21 de março, eu tive a minha maior surpresa. Dei match no meu top 1 program, a University of Texas.
Então, tenho algumas coisas que quero levem com a minha experiência:
- Nunca desistam dos seus sonhos: não será fácil, vocês terão que se preparar e estudar muito, mas no final valerá a pena
- Tenham muita resiliência, isso é muito importante nesse processo
- Façam networking!!! A gente pode pensar que não tem chance alguma em algum lugar especifico, mas se fizermos um bom trabalho lá e conhecermos as pessoas certas, elas podem fazer muita coisa mudar ao seu favor.
No final, vai valer a pena! Estarei aqui na torcida por todos e torcendo pelo match de vocês!
Catharina Cantarino Gomes dos Santos
MD by Faculdade de Medicina de Petropolis
PGY-1 IM University of Texas Health Houston