Já ajudei mais de 100 alunos a conquistarem o PASS no Step 1!
Ter uma estratégia assertiva, uma rotina adequada e otimizada de estudos é indispensável para o sucesso na revalidação do diploma médico nos Estados Unidos. Depois de eu mesmo ter feito o Step 1 e o Step 2CK do USMLE durante o ciclo clínico na faculdade, de ter passado por 4 estágios extracurriculares nos Estados Unidos, sendo um deles na Cleveland Clinic (considerado um dos melhores hospitais do mundo), eu entendi que poderia ajudar alunos que também gostariam passar pelo processo.
Eu sou mentor de estudos para o Step 1 desde 2021 e, durante esse tempo, pude perceber algumas dificuldades em comum entre os alunos que começam a se preparar para essa prova.
O desafio que sempre se repete é o desafio de incorporar a nova rotina de estudo a uma rotina corrida. A maioria das pessoas que fazem o Step 1 do USMLE está conciliando o estudo com outras atividades – faculdade (ciclo clínico ou internato), rotina de atendimento, plantões ou consultório… Isso sem contar a vida pessoal! Ou seja: conciliar a vida e as responsabilidades com uma nova rotina de estudos para o USMLE é, sim, um desafio.
Como vencer essa barreira inicial? Com conhecimento.
Conhecer muito bem a própria rotina é indispensável para ter uma rotina sólida de estudos.
Ao decidir revalidar o diploma, é preciso ter em mente que é um processo que exige dedicação e muito estudo de qualidade, porque você vai precisar fazer as provas do USMLE: inicialmente o Step 1, o Step 2CK (e mais para frente o Step 3). Não vai ter como fugir do estudo e vai ser preciso abrir espaço na sua agenda para inserir e adequar essa nova rotina. Para que isso seja possível, eu sempre converso com meus mentorados e explico a forma que eu acredito ser a mais simples e efetiva de fazer isso acontecer.
A primeira tarefa a ser feita é anotar todos os compromissos fixos: o plantão, faculdade, aulas extras. Depois, anotar os compromissos pontuais (e indispensáveis): médicos, exercício físico, terapia… Por fim, você adiciona os compromissos importantes: aniversários, eventos. Ao fazer isso, você vai descobrir quanto tempo livre tem. É agora que você vai conseguir se organizar e encaixar a rotina de treino, descanso e estudo. Lembre-se: é importante priorizar os estudos nessa fase.
Com essa visão macro dos seus próximos dias, você consegue projetar metas realistas de estudo, que é um ponto importante aqui.
Muitos alunos me procuram frustrados por não estarem rendendo o que gostariam. Muitas vezes não é um problema de dedicação, mas uma dificuldade em ser realista e traçar metas possíveis para a sua rotina.
Tenha paciência!
No começo é muito difícil mesmo. Todos que passaram nas provas sentiram o mesmo.
Aqui vão algumas dicas:
Dica 1: se possível, escolha um período menos conturbado no trabalho ou nas férias da faculdade para começar seu estudo, isso vai te ajudar a lidar melhor com a nova rotina.
Dica 2: comece por um assunto que você gosta. Vai ser menos custoso emocionalmente, ainda que difícil.
Dica 3: não abra mão do Anki! Ele salva vidas – e pode ser a ferramenta mais importante para você conquistar o seu sonho. O nosso poder de reter conteúdo com Anki sendo feito todos os dias é infinitamente maior do que sem ele (conselho vindo de alguém que não usou Anki no Step 1, mas usou para o Step 2CK e para o Step 3).
Bons estudos e boa sorte!
Se você tem interesse em uma mentoria de estudos individual e específica para o Step 1, o André é a melhor pessoa para te ajudar. Você pode ter mais informações clicando aqui.